segunda-feira, 15 de abril de 2013

 DICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Saiba quais alimentos e hábitos podem ajudar no processamento das calorias

O metabolismo nada mais é do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos. Enquanto se é jovem, o metabolismo é rápido. Por isso, na adolescência, muitos comem sem parar e continuam magros, mesmo depois de um pacote inteiro de bolacha recheada, por exemplo.
Depois dos 30, entretanto, a coisa pega. Principalmente nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso e esse é o grande problema: as células de gordura queimam menos caloria que as de músculo, a conhecida massa magra. Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?

Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?
2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.
3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.
4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.
5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salda à noite.
6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.

Hábitos que aceleram o metabolismo

1. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.
2. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.
3. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

O que retarda o metabolismo?
1. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.
2. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.
Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Às vezes, algum padrão rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ALIMENTOS QUE PIORAM OS SINTOMAS DA TPM

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM ALIMENTOS QUE PODEM PIORAR OS SINTOMAS DA TPM?

Se por um lado alguns alimentos são capazes de aliviar os sintomas da TPM, existem aqueles que exercem o efeito completamente contrário. a deficiência de certos nutrientes pode potencializar alguns problemas comuns a todas as mulheres durante esse período, como a ansiedade, a irritabilidade, a cefaleia, o inchaço, etc.
Da mesma forma, o excesso ou o simples consumo de outros alimentos também pode corroborar para o aparecimento destes sintomas. "O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura acabam agravando certos incômodos da TPM, como: cansaço, dores de cabeça, depressão, fadiga, cólicas, oscilação de humor e ansiedade", aponta a nutricionista Cris Sousa, do CEMO.
Para te ajudar a passar por essa fase sem maiores problemas, a Dra. Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, indicou quatro alimentos que você deve evitar a qualquer custo durante esse período. Depois disso, é só curtir a calmaria! Confira.

Cafeína:

Pode prejudicar os estoques de vitamina B e agravar a ansiedade e a irritabilidade. Evite consumir café, refrigerante, chá preto e chá mate.

Açúcar refinado:

Em excesso, pode provocar fadiga, dores no corpo, cefaleia, inchaço e aumento de peso.

Sal:

Alimentos industrializados e embutidos aumentam a retenção hídrica, por isso, evite consumi-los e maneire no sal.

Bebidas alcoólicas:

Sobrecarregam o fígado e aumentam a irritabilidade.

>> Não tome remédios sem acompanhamento médico!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

10 MITOS E VERDADES SOBRE CHOCOLATE

Com o inverno vem uma vontade ainda maior de comer chocolate. Batizado de theobroma, que em grego quer dizer alimento dos deuses, o chocolate é realmente uma iguaria que exerce um fascínio nas pessoas. A textura e o sabor despertam os sentidos e provocam emoções.

Mas não se preocupe que o chocolate não é só um vilão na sua dieta. Ele também traz muitos nutrientes, e, acredite, até felicidade! A nutricionista Lilian Mika Horie, do GANEP, Grupo de Nutrição Humana desmistifica o famoso chocolate.

1. Por que o chocolate exerce esse fascínio sobre as pessoas?

O chocolate exerce fascínio sobre as pessoas por conter substâncias como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina. A cafeína atua como estimulante. Teobromina estimula o músculo do coração e o sistema nervoso. E a feniletilamina parece ser responsável pelo bom humor, por ser um antidepressivo. O chocolate parece interagir com uma série de sistemas neurotrasmissores que contribuem para o apetite, recompensa e regulação do humor. Outros fatores associados ao desejo induzido pelo chocolate são as propriedades orosensoriais e o princípio do prazer, bem como a associação com ciclos hormonais e a necessidade de repor nutrientes que estão deficientes ou não.


2. Faz mal para saúde? Faz bem?

O chocolate contém teobromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio. O coração é beneficiado pela teobromina presente no chocolate, que por ser uma substância estimulante age não apenas no sistema nervoso central, mas também sobre o sistema muscular, favorecendo também o funcionamento do coração.

Possui ainda vitaminas A, B1, B2, D e E, alguns minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e traços de ferro e cobre), ácido oléico (presente no cacau) e flavonóides. O chocolate amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, pode controlar os triglicérides e aumentar o bom colesterol (HDL).

3. Faz mal?

Devido ao seu valor calórico e de gorduras muito alto, seu consumo deve ser moderado em pessoas obesas e que tenham colesterol elevado.

4. Chocolate diet engorda?

Sim! Tanto o chocolate diet como os normais são bastante calóricos. No caso do chocolate diet não há adição de açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega até a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas que querem emagrecer.

5. Chocolate deixa a pessoa mais feliz?

A existência da feniletilamina no chocolate estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade. A presença de estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, geram efeito energético sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

6. É verdade que a mulher é mais viciada em chocolate do que o homem?

Realmente as mulheres gostam mais de chocolate. Principalmente durante a fase da TPM, pois ele contém uma substância chamada feniletilamina, que age estimulando a produção de serotonina no cérebro. A serotonina atua numa área relacionada às emoções, promovendo bem-estar e aliviando a tensão. Ingredientes do cacau são psicoativos e desencadeiam reações químicas no cérebro, semelhantes às que acontecem quando estamos apaixonados. O chocolate também fornece doses de feniletilanina, que é um antidepressivo natural.

7. Chocolate é afrodisíaco?

O chocolate tido como afrodisíaco é uma crença popular, difundida há séculos. O que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

8. Causa acne?

Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

9. Chocolate vicia?

O chocolate não vicia de verdade. Ele estimula o desejo por conter alguns componentes associados ao vício como a cafeína, a teobromina, a tiramina e a feniletilamina, que por terem concentrações muitas baixas não parecem ter o efeito psicoativo.

10. O chocolate pode ser consumido por grávidas?

O chocolate contém ácidos graxos com atividade canabinóide, ou seja, que ativam as mesmas regiões no cérebro que são estimuladas pelo princípio ativo da cannabis sativva ¿ conhecida popularmente como maconha. Além disso, as substâncias do chocolate também parecem estimular o aumento nas concentrações de anandamina ¿ um canabinóide produzido pelo próprio corpo. O doce conta com outros compostos (como as metilxantinas, teobrominas e o açúcar ou aspartame) responsáveis pelo bem-estar do consumidor. Estas substâncias difundem-se facilmente através da placenta e pelo leite, portanto, podem ser absorvidas pelo embrião na gestação e pelo bebê durante a lactação. Na América do Norte foi detectada uma síndrome de hiper-excitabilidade que acometeu recém-nascidos de mães que consumiram grandes quantidades de chocolates durante a gravidez e lactação

domingo, 31 de março de 2013

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE MEIO AMARGO

 FELIZ PÁSCOA!!!!
O chocolate já foi considerado um delicioso atentado contra a saúde. Nos últimos anos, porém, a delícia tornou-se alvo de estudos e“voilà”, muitas pesquisas mostram que o consumo moderado deste doce pode fazer bem à saúde. Especialmente de chocolate amargo.
Pesquisadores que compararam os benefícios do chocolate amargo com os efeitos do branco e do ao leite garantem que nenhum deles é páreo para o amargo – só ele tem grande concentração de cacau, que oferece substâncias que protegem o coração. Em média, o amargo tem o triplo de antioxidantes que o ao leite. Ele é rico em flavonóides e polifenóis, compostos presentes na uva vermelha e responsáveis por, na década de 80, alçar o vinho tinto à condição de aliado da saúde cardíaca.
Os flavonóides têm poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, causadoras de infarto e derrame. Já o polifenol, mostrou-se eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Aos chamados “chocólatras”, uma preocupação: chocolate vicia mesmo. Seu consumo libera serotonina (substância do prazer), além de sua composição apresentar triptofano, aminoácido responsável pela formação de serotonina. Outra explicação é a produção de catecolaminas, que também dão a sensação de bem-estar.
Porém, apesar das boas notícias em relação ao chocolate amargo, que ninguém pense em se empanturrar dele. O chocolate amargo também é rico em açúcar e gordura saturada, o que contribui para o aumento do peso e dos níveis de colesterol.
A dica é derreter meia barra de chocolate amargo no microondas por 30 segundos e espalhar em frutas de sua preferência. Se consumido com moderação, numa dieta balanceada, o chocolate amargo pode até ajudar a emagrecer.

sábado, 30 de março de 2013

QUAL A INFLUENCIA DA POLUIÇÃO NA PELE?


AGENDE SUA SESSÃO DE LIMPEZA DE PELE NO VIVIANE ESTÉTICA FEMININA E AJUDE SUA PELE A COMBATER ESSE INIMIGO...(12) 8123-5488

Qual a influência da poluição na pele?

Depois do sol, a poluição é a segunda maior inimiga da pele

delboni - poluição - corte Que o excesso de sol faz mal para o maior órgão do corpo humano já é de conhecimento geral. Mas quase ninguém para pra pensar que a poluição do ar também causa estragos na pele. É claro que ela aumenta o buraco da camada de ozônio, o que faz a radiação ultravioleta prejudicar a nossa pele, mas existem danos mais diretos que este.

Gases emitidos pelos escapamentos de carros e pelas chaminés das fábricas, fumaça de cigarro, poeira… todas estas substâncias são tóxicas e causam problemas.
Da mesma maneira como absorve água e cremes, a pele também absorve as toxinas do ar, o que pode acarretar em uma irritação na camada córnea (feita de células sem núcleo e com queratina). Consequentemente, a barreira de proteção cutânea é alterada e o metabolismo celular pode ser prejudicado. Como resultado, há a liberação de radicais livres (chamada de estresse oxidativo) e o colágeno e as fibras elásticas da pele são destruídos. A cútis perde o viço e fica envelhecida.
Outro dano causado pela poluição é a obstrução dos poros pelas micropartículas, o que faz aumentar a oleosidade e a incidência de cravos e espinhas – piorando o quadro de quem já tem tendência à acne. Dependendo da composição destas partículas, elas podem causar dermatites, como eczema.
Infelizmente não é fácil viver uma vida longe de qualquer poluição, isto é um fato. Mas com o uso diário de filtro solar e hidratante, uma alimentação rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E, ingestão constante de líquidos e uma boa limpeza de pele feita frequentemente, os riscos caem bastante e a pele consegue vencer seus inimigos.

sexta-feira, 29 de março de 2013

CUIDADOS PRÉ E PÓS DEPILAÇÃO

A VIVIANE ESTÉTICA FEMININA sabe da importância de atendimento de todas as normas de higiene na execução de seus serviços e faz uso de produtos específicos e autorizados pelos órgãos regulamentadores ,além de utilizar em seu processo de depilação materiais descartáveis como pinças, lençol de maca, pá, ceras, papeis, luvas, entre outros. Entretanto, sabendo que muito se fala sobre os benefícios e também sobre os efeitos indesejáveis causados pela depilação com cera quente ou fria, separamos alguns esclarecimentos e dicas de cuidados pré e pós
depilação:
Mitos e verdades:
• A cera quente não causa varizes,pois a aplicação é superficial e as veias e micro vasos ficam muito abaixo da camada da pele (hipoderme) onde os efeitos da cera não podem chegar.
• Depilar com cera não causa flacidez, pois o problema é ocasionado pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina (que estão em camadas mais profundas) devido a fotores como exposição demasiada ao sol, hereditariedade ou estilo de vida.
• A cera quente dói menos que a fria visto que atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, facilitando a retirada dos pêlos.
• Nunca, mas nunca, faça depilação com cera reutilizável ou materiais que não sejam descartáveis – fungos e bactérias são transmissíveis. A cera quente retira melhor os pêlos, deixando-os cada vez mais fracos, mas se os pêlos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca, terão dificuldade para rompê-la,causando o encravamento.
Cuidados pré depilação:
• Evite passar hidratantes,óleo ou loções antes de sua sessão de depilação, pois os resíduos dificultam a retirada total dos pêlos.
• Caso tenha algum tipo de restrição alérgica , problemas ou tratamentos de pele, informe ao profissional antes do procedimento.
• Cuidado com ceras feitas à base de açúcar, mel e produtos ácidos como o limão, eles podem gerar queimaduras graves.
• Esfolie a pele, no mínimo, três dias antes de depilar , o método evita aqueles chatos e incômodos pelinhos encravados.
Cuidados pós depilação:
• Evite Passar hidratantes ou outro tipo de produto de cuidados pessoais nas áreas depiladas nas próximas 24 horas.
• Uso de loções, cremes e pomadas pós depilação são bem vindos
• Evite Exposição solar nas áreas depiladas, – A cera depilatória tira a camada protetora da pele,deixando-a mais exposta e vulnerável.Se for fazê-lo use sempre protetor solar.
 *EviteRoupas apertadas ou outro tipo de atrito no local
VOCÊ ENCONTRA ESSE SERVIÇO NO VIVIANE ESTÉTICA FEMININA (12) 8123-5488

quinta-feira, 28 de março de 2013

Cuidados para ter unhas saudáveis

AGENDE JÁ SEU SPA DAS MÃOS NO VIVIANE ESTÉTICA FEMININA 8123-5488

Cuidados para ter unhas saudáveis

O contato diário com água e produtos químicos resseca as unhas, deixando-as fracas e suscetíveis à quebra. Para ter mãos sempre bonitas, coloque em prática os cuidados certeiros a seguir. Você só vai precisar de alguns minutos em sua rotina de beleza


Roer as unhas causa lesões graves, como deformidade e até mesmo a destruição definitiva
Foto: Rodale
Ter um dia da semana para ir ao salão fazer as unhas é o sonho de muitas - ou seria de todas? - mulheres. Porém, encontrar uma brecha semanal na agenda, em meio à correria do dia a dia, muitas vezes vira uma tarefa impossível. Essa é a sua realidade? Não se desespere. Selecionamos dicas preciosas de como cuidar das suas garras em casa até a próxima visita à manicure - evitando que elas ganhem um aspecto desleixado. Com poucos produtos e alguma dedicação, você exibirá mãos cuidadas e benfeitas sempre.

1. Hidratar

Quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com pontinhas soltas. Espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas. Também vale investir em uma cera nutritiva (que pode ser usada por cima do esmalte) para manter as cutículas macias e no lugar. Carregue-a na bolsa e aplique de três a quatro vezes por dia. "O melhor é não retirar a cutícula com alicate, e sim empurrá-la com uma espátula, removendo somente o excesso de pele", diz a a designer de unhas Katia Girotto, de São Paulo.

2. Fortalecer

Além de uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros), o óleo fortalecedor é outra solução para unhas fracas. Ele deve ser passado antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície.

3. Esmaltar

É cada vez mais difícil encontrar mulheres com as unhas in natura - leia-se sem cor nem base. Mas o recomendado é dar, pelo menos, uma semana de folga a elas para que possam se recuperar da agressão causada pelos agentes químicos dos esmaltes (que podem ressecar e levar à quebra). Importante: varie as cores na hora de pintar as unhas, já que as escuras contribuem para que elas fiquem amareladas. Nesse caso, só mesmo o crescimento fará com que elas voltem ao tom natural.

4. Lixar e polir

O ritual de lixar as unhas deve ser feito toda semana. Dessa forma, elas crescem mais fortes e saudáveis. Na hora de comprar seu acessório, prefira a versão com quatro lados. Versátil e prática, ela apresenta diferentes funções em cada face: lixar, polir, remover saliências e dar brilho.

Longa duração

Já passou pela situação de ir à manicure e depois de três ou quatro dias ver o esmalte descascar ou perder o brilho? Veja como evitar que isso aconteça e prolongar a cor nas suas unhas:

Antes de pintar
Lixe suavemente a superfície da unha com um produto específico para isso. Se ela estiver descascando, a chance de o esmalte sair rápido é maior. É importante retirar completamente os resíduos de cor, de creme para cutícula ou de hidratante para mãos (pois atrapalham a aderência do verniz) e secá-la bem.

Ao pintar
Esmaltes velhos não duram tanto quanto os novos. Por isso, fique de olho na validade dos seus – ou nos da manicure. Lembre-se de tirar o excesso ao redor e na ponta das unhas com algodão e removedor. Se quiser manter o verniz intacto por cerca de 20 dias, opte pelas versões em gel, novidade que apresenta maior durabilidade.

Depois de pintar
Aplique uma camada de extrabrilho logo depois que o esmalte secar e repita a operação a cada três ou quatro dias. Isso vai intensificar a cor escolhida. No dia a dia, use luvas de silicone ao lavar a louça ou mexer com produtos de limpeza.